O que é um funil de vendas? Conheça uma estratégia eficiente

Quem trabalha com marketing digital ou possui seu próprio negócio, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Funil de Vendas.

Mundialmente conhecida, essa é uma estratégia que todo negócio deve desenvolver e aplicar. Isso porque ela é essencial dentro do marketing inbound realizada nos mais diversos segmentos do mercado.

Ou seja, possibilitando que sua empresa alcance resultados positivos e duradouros que irão alavancar o crescimento da empresa.

Seja ela digital, física ou mista. O que importante mesmo é que uma estratégia de funil bem implementada, com certeza, mudará seus resultados.

Pensando nisso, resolvemos falar ao longo deste artigo o que, como funciona e qual a ligação dessa estratégia com a criação de sites, confira!

O Que É Funil De Vendas?

O Funil de Vendas, é uma estratégia muito comum do inbound marketing, mais conhecido como o marketing de atração.

Sendo assim, desenvolvida para auxiliar, organizar e administrar suas diferentes técnicas. Acompanhando o cliente em sua jornada:

  • Desde o primeiro contato com a empresa;
  • Até o momento da conversão em vendas.

Claro que, em alguns casos, a venda pode não chegar a realmente estar presente na jornada de alguns clientes.

É justamente por isso que essa estratégia é aplicada. A fim de aumentar as chances de conversão, ao guiar melhor seu público-alvo na tomada de decisões que favorece sua empresa.

Portanto, seu principal foco é fazer todo acompanhamento do cliente de modo que ele tome conhecimento da solução (oportunidade) oferecida e opte por ela (vendas).

Funil de vendas
Explicando o funil de vendas

Isso porque o processo de vendas nunca ocorre de forma sólida e, sim, por etapas. Em cada uma delas, existe um nível de propensão à compra e dentro do marketing, isso deve ser devidamente trabalhado.

Por exemplo, digamos que o cliente esteja apenas querendo se informar, longe de querer comprar algo ainda e você decide abordá-lo de forma persuasiva.

Aqui sua empresa corre grandes risco de “espantar” um consumidor. Pois, a abordagem utilizada é muito “agressiva” para o seu momento da jornada.

Logo, a linguagem que deveria ter sido usada é aquela informativa e educacional, que visa mostrar e agregar valor a esse público primeiramente, ganhando sua confiança!

Criação de sites e o Funil de Vendas:

Hoje em dia, o marketing digital representa grande parte das estratégias de peso para o crescimento de empresas, sejam elas físicas ou digitais.

Frente a isso, muitas pessoas utilizam redes sociais, YouTube e, até mesmo, o LinkedIn para se promover. Contudo, nenhuma dessas plataformas substitui os sites.

Empresas como a BQHost, com mais de 15 anos de experiência nesse mercado, atuam na criação de sites profissionais para:

  • Lojas virtuais;
  • Blogs;
  • Sites institucionais;

Mas, talvez, você se pergunte por que é tão importante ter uma plataforma própria, certo?

É simples, aqui você terá um ambiente de domínio próprio, com suas regras, configurações e alterações. Enquanto nessas outras redes de comunicação você irá possuir apenas um conta “alugada”.

Ou seja, a diferença é que em um site todas as estratégias ali desenvolvidas serão preservadas de acordo com suas escolhas.

Enquanto nas redes sociais, elas podem ser perdidas a qualquer momento. Basta que o dono mude suas regras de uso ou, até mesmo, decida acabar com tal plataforma.

Por isso, para criar um Funil de Vendas duradouro e com resultados a longo prazo garantidos apenas por você, ter um site profissional é fundamental.

Vale destacar ainda, que o mesmo passa uma imagem de maior profissionalismo e confiança. Uma vez que, funciona como o cartão virtual moderno.

Ou seja, nele você poderá apresentar aos seus consumidores, tudo que eles querem saber sobre a marca e muito mais.

  • Criação de conteúdos que agregam valor, atraem e convertem;
  • Informações sobre contatos, missão, valores e visão da empresa;
  • Portal para atendimento através de chat online;
  • Ambiente próprio, seguro e confiável para catalogar e vender;
  • E muito mais.

Então, quando você optar por contratar um serviço de criação de sites, você garante muito mais do que uma estratégia e, sim, solidez e segurança aos seus resultados.

Portanto, fica muito mais fácil de trabalhar sua estratégia do Funil de Vendas. Agora, quero ainda mostrar como esta funciona em suas etapas.

Basicamente, esta se divide em 3 partes nas quais diversas serão as abordagens para atrair, engajar e converter o público-alvo.

  • Topo de funil: também conhecido como ToFu, do inglês “Top of the Funnel”, essa é a fase inicial que representa a descoberta da sua marca e o conhecimento sobre algo. Aqui, no primeiro momento você deve conscientizar seu público sobre as suas problemáticas, desejos e/ou necessidades. Isso porque ele está à procura de uma solução ou resposta, não considerando ainda serviços/produtos. Desse modo, você deve trabalhar ele através da educação com conteúdos de valor que irão diagnosticar sua problemática. Aqui seu público ainda é apenas um visitante, mas, a intenção é convertê-lo em um lead de sua plataforma;
  • Meio de funil: ou MoFu, do inglês “Middle of the Funnel”, chegamos então a fase de considerações através da conscientização de seu problema. Após educar seu público e ajudá-lo a identificar suas dores, você irá fornecer conteúdos e dicas exclusivas entre troca de suas informações de contato básicas. Nessa mesma etapa, você irá apresentar soluções para ele sem se limitar a sua venda. Ofereça outras soluções e seja sincero sobre quando existe a necessidade de optar por aquilo que você oferece;
  • Fundo de funil: chegamos então, ao BoFu ou “Bottom of the Funnel”, que é tapa da decisão de compra. Ou seja, esse é o momento em que após educar e engajar seu lead, este estará pronto para ser abordado pelo time de vendas. Pois, entende que precisa de auxílio para resolver seus problemas ou solucionar seus desejos e está considerando seu produto/serviço. Uma vez que, ele o considera uma referência nesse mercado e confia na sua marca para fazer negócio. Com isso, basta só dar o toque final para mostrar que você será a melhor alternativa.

Conclusão

Então, vimos neste artigo o que é e como funciona o Funil de Vendas e suas diferentes etapas.

Além disso, tomamos conhecimento da importância do serviço de criação de sites para elaboração dessa estratégia. Frente a isso, contar com empresas reconhecidas e de confiança como a BQHost se torna essencial!

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