Como o WhatsApp ganha dinheiro?

O WhatsApp foi fundado em 2009 por Brian Acton e Jan Koum como uma alternativa aos serviços de SMS.   O aplicativo permite que os usuários carreguem sua lista de contatos e enviem mensagens para qualquer pessoa que tiver o aplicativo instalado, sem nenhum custo. Ele está disponível para iPhones, Androids e desktops

O Facebook Inc. ( FB ) comprou o WhatsApp em fevereiro de 2014 por US $19 bilhões e, de acordo com o Formulário 10-Q do Facebook de 2014 , nos nove meses anteriores a 30 de setembro de 2014, o WhatsApp gerou uma receita de US $1.289.000.

Na segunda-feira, 30 de abril, o cofundador do WhatsApp e diretor do Facebook Inc. Jan Koum anunciou sua saída do Facebook. Reportagens da mídia indicam que Koum decidiu sair após um desentendimento com o Facebook sobre o uso de dados do usuário e seu desejo de permitir anúncios no WhatsApp. Koum, junto com seu cofundador Brian Acton, há muito defende a privacidade dos usuários do WhatsApp. 

Em fevereiro de 2020, o WhatsApp tinha dois bilhões de usuários e era a segunda maior propriedade do Facebook, depois de seu app homônimo.   Ele ultrapassou o messenger do Facebook e o Instagram, a terceira e a quarta maiores propriedades. 

  Então, como o WhatsApp está ganhando dinheiro?

PRINCIPAIS VANTAGENS

  • O WhatsApp é um aplicativo móvel que permite aos usuários enviar mensagens e ligar uns para os outros pela Internet.
  • O WhatsApp foi fundado em 2009 e comprado pelo Facebook em 2014 por US $19 bilhões.
  • A maior propriedade do Facebook agora é o WhatsApp, depois do serviço de mensagens e do Instagram.
  • A forma como o WhatsApp costumava ganhar dinheiro era por meio de um modelo de assinatura. Custou US $1 para baixar e US $1 por ano daqui para frente.
  • O Facebook acabou removendo a taxa de US $1 e tornou o WhatsApp um serviço gratuito, com a ideia de que os consumidores se comunicaram com as empresas por meio dele e as empresas assumiram o custo.
  • A receita potencial do WhatsApp é estimada em US $5 bilhões e a receita média por usuário em US $4 em 2020.

Um dólar de cada vez e mais

A resposta curta costuma ser $1 por vez. Em alguns países, o download do aplicativo custava cerca de US $1; em outros, o primeiro ano é gratuito, mas cada ano subsequente custa $1; em outras palavras, o WhatsApp tinha um modelo de assinatura . 

No pico desse modelo, ele tinha cerca de 700 milhões de usuários em todo o mundo; A receita  anual pode ser estimada em $700 milhões por ano naquela época.

Em janeiro de 2016, o Facebook revelou em um documento 10-Q que, como o WhatsApp foi monetizado de “uma forma muito limitada”, pode não estar gerando uma receita significativa a longo prazo, sugerindo que a estratégia mudaria. 

Pouco depois, o WhatsApp anunciou em um post de blog que a era das assinaturas havia chegado ao fim e o aplicativo de mensagens agora seria de uso gratuito. 

 Ainda não há anúncios no aplicativo, no entanto. “A partir deste ano, estaremos ferramentas que permitam que você use o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações das quais deseja ouvir”, escreveu a empresa na época. O objetivo é que as pessoas se comuniquem diretamente com seus bancos, companhias aéreas, etc. através do aplicativo, enquanto as empresas retiram a conta previamente paga por meio de assinaturas. 

O WhatsApp Business, a plataforma de negócios do aplicativo de mensagens, fornece uma série de ferramentas para que as empresas acessem os insights da empresa e avaliem as métricas, tornando-o uma ferramenta atraente para as empresas.

Embora as demonstrações financeiras do WhatsApp  não sejam públicas (o Facebook não divide sua receita por empresa), a Forbes estimou a receita potencial em US $5 bilhões e a receita média por usuário em US $4 em 2020. 

Em fevereiro de 2020, o WhatsApp tinha mais de dois bilhões de usuários. 

Outros aplicativos de SMS

Fora da América, onde o envio de mensagens de texto é mais caro, os aplicativos de SMS são populares e geram receita com sucesso . WeChat – o popular aplicativo de SMS chinês – tem anúncios e também jogos online. A empresa é parcialmente responsável pela receita da Tencent, dona do WeChat, de US $13,7 bilhões no terceiro trimestre de 2019.  O aplicativo tem mais de um bilhão de usuários ativos. 

Foco no crescimento

O WhatsApp está adicionando quase um milhão de usuários por dia, principalmente na América Latina, Índia e Europa. 

Com aplicativos de SMS, o crescimento é exponencial; quando uma pessoa em um grupo social baixa e defende o uso do aplicativo, muitos novos usuários baixam o aplicativo para se comunicar com a pessoa original. Esses novos usuários então incentivam outros membros de seus outros grupos sociais a usar o aplicativo.

Ao aumentar a penetração no mercado, o aplicativo se torna indispensável e a base de usuários cresce. 

Especialistas da indústria especularam que parte da lógica por trás da aquisição do WhatsApp era para o Facebook acessar os dados comportamentais e informações pessoais do usuário.

Com dados de compartilhamento de localização, 65 bilhões de mensagens enviadas por dia e acesso a listas de contato completas dos usuários, o Facebook  tem acesso a uma tonelada de informações pessoais – todas carregadas e salvas em seus servidores.   Embora Mark Zuckerberg  tenha prometido anteriormente que esses dados não serão usados ​​para melhorar a segmentação do consumidor nos anúncios do Facebook, serão, a menos que o usuário altere as configurações para não compartilhar informações com o Facebook. 

Controvérsia de criptografia de ponta a ponta

O WhatsApp, assim como outros provedores de mensagens (incluindo a Apple ), estão em apuros com governos em todo o mundo depois que foi determinado que terroristas usavam aplicativos para se comunicar antes e durante os ataques.

Os governos e as agências de contraterrorismo queriam que as empresas por trás desses aplicativos compartilhassem a chave de criptografia para obter acesso às mensagens enviadas e recebidas pelos terroristas. As empresas, porém, se recusaram a obedecer. Isso levou à adoção do WhatsApp da criptografia ponta a ponta, o que impede que qualquer pessoa, incluindo o WhatsApp, exceto o remetente e o receptor, tenha acesso aos dados compartilhados no aplicativo. 

O WhatsApp se tornou um dos serviços de mensagens mais populares do mundo, com apenas espaço para crescer. Quer você acredite que o Facebook pagou a mais pelo WhatsApp ou não, o fato é que o aplicativo tem um fluxo de receita crescente com infinitas possibilidades que lhe permitirão gerar mais receita ao longo do tempo.

Com o avanço da ferramenta outras ferramentas surgiram com “clones ” da original