Ainda vale a pena investir em imóveis com carta contemplada de consórcio

O setor imobiliário geralmente é uma ótima opção de investimento para sua carteira contemplada de consórcio. Esse tipo de investimento pode gerar renda passiva contínua   e pode ser um bom investimento a longo prazo se o valor aumentar ao longo do tempo. Você pode até usá-lo como parte de sua estratégia geral para começar a construir riqueza.

No entanto, você precisa ter certeza de que está pronto para começar a investir em imóveis. Por um lado, você precisará investir uma quantia adiantada para começar a investir no setor imobiliário. Isso sem mencionar os custos de manutenção contínuos pelos quais você será responsável, bem como o potencial de diferenças de renda se você estiver entre os inquilinos por um tempo.

Nos dá Cotas Premiadas – Carta de Crédito Contemplada separamos o que você precisa saber sobre o investimento em imóveis e se é a escolha certa para você. 

O investimento imobiliário vale a pena em comparação com o que?

Se você acha que comprar um imóvel para alugar é uma maneira fácil de diversificar seu portfólio de ações e receber um salário consistente todos os meses sem levantar um dedo, você ficará extremamente decepcionado.

Por outro lado, se você deseja aumentar exponencialmente sua riqueza dentro de alguns anos, isso é praticamente impossível no mercado de ações. Você não tem o controle e não há uma maneira consistente de escolher a ação perfeita, não importa quantas horas de pesquisa você faça.

Mas com imóveis, se você estiver disposto a sujar as mãos e trabalhar duro, poderá dobrar, triplicar ou quadruplicar seu patrimônio líquido em um período relativamente curto.

O setor imobiliário sempre foi classificado com uma agitação lateral, não como um investimento em si. 

Portanto, avalie seus objetivos. Que tipo de retorno você procura? Você quer renda passiva (e menor ROI) ou tem tempo para se dedicar à construção de um verdadeiro negócio imobiliário? Pense em tudo isso antes de investir sua cota contemplada no setor imobiliário. 

Motivos pelos quais você deve investir em imóveis

Se você tem uma cota contemplada de imóvel para investir na instável economia de hoje, precisa escolher investimentos com boas chances de aumentar o valor ao longo do tempo. 

Os imóveis chegaram ao fundo há alguns anos e estão em uma tendência ascendente em muitas cidades metropolitanas. Isso significa que é um bom momento para comprar, enquanto os preços e as taxas de juros são baixos e os preços deverão subir no futuro próximo. 

No entanto, também existem vários outros motivos para responder “Sim” à pergunta: o setor imobiliário é um bom investimento? Por exemplo, o setor imobiliário permite obter as seguintes vantagens:

Melhor controle sobre o investimento

Um problema com ações ou títulos é que você não tem muito controle sobre o potencial retorno do investimento. Em comparação, o setor imobiliário oferece a maior margem de manobra para aumentar as recompensas, oferecendo um pouco mais de flexibilidade e controle com seu investimento. 

Se você deseja aumentar o retorno do investimento, pode, por exemplo, reformar casas antigas e depois vendê-las por um preço de mercado maior. Ou, se você não quiser renovar nada, ainda pode controlar quanto mais pretende ganhar oferecendo a propriedade aos locatários. 

Quando os preços das moradias sobem, muitos locatários têm preços fora do mercado e são forçados a alugar em vez de comprar. Assim, se você quiser se apegar à casa para obter mais patrimônio, poderá fazê-lo e ainda gerar renda alugando-o.

As pessoas preferem casas e apartamentos

Certo ou errado, geralmente há um estigma associado à procura de um apartamento para alugar. Se alguém possui uma casa, pode vê-la como um passo para trás para se mudar para um apartamento. Isso cria uma grande oportunidade para você como investidor comprar uma cota contemplada para investir no mercado imobiliário. 

Além disso, aqueles que já possuíam casas anteriormente geralmente ocupam melhores inquilinos porque tendem a tratar casas de aluguel como costumam tratar suas próprias casas. 

Fluxo de Caixa

Quando você investe em ações ou títulos, precisa amarrar seu dinheiro até vender. No entanto, uma casa pode oferecer uma maneira de criar fluxo de caixa todos os meses quando você a alugar. 

Se você tem um financiamento ou consórcio com valor baixo, pode alugar a casa por mais do que o custo para realizar pagá-la e criar renda mensal instantânea. 

Isso pagará despesas extras em que você poderá incorrer mantendo a casa. Se sua casa não precisar de reparos adicionais, você pode até reinvestir esse fluxo de caixa para manter a propriedade atualizada, pois continuará a criar fluxo de caixa enquanto for o proprietário da propriedade.

Os inquilinos costumam preferir proprietários particulares

A maioria das pessoas prefere alugar de um bom proprietário privado, em vez de uma empresa de administração de propriedades. Para alguns, é a segurança de saber que apenas o seu senhorio tem a chave da sua casa. Outros podem achar que existe a oportunidade de comprar a casa por meio de um arrendamento com opção de compra ou contrato de arrendamento.

Se você tiver uma estratégia de investimento de curto prazo e puder comprar o imóvel por um preço suficientemente baixo com uma carta contemplada de consórcio à venda, uma compra com acordo de opção com seu inquilino pode fazer sentido. Também aumenta a probabilidade de o inquilino manter o local em boa forma, uma vez que o comprará.

Invista em um ativo tangível

As casas têm mais valor do que apenas papel, diferentemente de ações e títulos, elas são um ativo físico, tangível. Quando o mercado cai, o valor pode cair no papel, mas não elimina o ativo físico. 

Ainda pode ser usado para criar fluxo de caixa também, como você viu acima, ter um ativo tangível permite que você nunca perca o valor total da sua casa, como pode com outros tipos de investimentos. 

No lado positivo, a capacidade de flutuação dos preços da habitação também cria a oportunidade para o valor da casa aumentar ao longo do tempo. Mesmo que a casa aumente apenas com a taxa de inflação, você pode obter um aumento de 3% ou mais no preço da casa, o que leva a uma maior equidade ao longo do tempo.

O setor imobiliário é um ótimo investimento a longo prazo

Independentemente da recente crise, o setor imobiliário ainda é um bom investimento a longo prazo. Se você olhar para trás há 30 anos, o setor imobiliário ainda é avaliado muito mais alto do que era. E se você tem inquilinos pagando sua hipoteca, o investimento é muito mais lucrativo.

Acesso à alavancagem

Quando você investe em imóveis, há uma boa chance de comprar várias propriedades para maximizar seu investimento.

O setor imobiliário oferece a capacidade de alavancar seus milhares de reais em investimento. Primeiro, você só precisará colocar entre 10 e 20% apenas para financiar ou fazer consórcio da primeira propriedade. Quando o valor da propriedade aumenta, seu patrimônio aumenta com ele, mesmo que seu investimento inicial não seja alterado. 

Depois de obter capital suficiente, você também pode alavancá-lo para comprar outras casas, obtendo uma linha de crédito e usando a casa como garantia. 

Você pode pegar esse dinheiro e investi-lo em propriedades adicionais e alugá-lo ou consertá-lo para vender. De qualquer forma, você pode começar com um investimento bem pequeno, mas colher enormes recompensas.

Agora que você já sabe o que é uma cota contemplada e como você pode utilizá-la como forma de investimento, considere o setor imobiliário para o uso do seu consórcio.